Mum to Son

por Liliana Reis

segunda-feira, 5 de março de 2018

And the Oscar goes to ...Coco !


O Oscar "mais bem" atribuido da Academia este ano!

É de facto um filme maravilhoso que nos fala da família, da importância de manter viva a memória dos nossos entes queridos que já não estão perto de nós, do respeito pelos mais velhos e a necessidade de dar espaço à diferença e à individualidade de cada um. 
Tudo isto de uma forma tão alegre e tão viva quanto é a cultura mexicana, pela qual eu tenho um fascínio especial (a comida, a pronúncia, a música e as personalidades: Frida Kahalo, Cantinflas, David Alfaro Siqueiros,  Anthony Quinn que fazem parte do meu imaginário).

Vimos este filme há`pouco tempo. E no final chorámos "baba e ranho".
Uma das cenas finais é uma festa do "Dia de Muertos" que se comemora no méxico no dia 2 de Novembro. Nesta festa podemos ver os "vivos" acompanhados dos seu familiares "muertos", como se participassem da festa também.
Ao ver isto, achei que o Martim iria ficar impressionado, ou talvez até nem percebesse o que era aquilo. Enganei-me, a pergunta no meio do silêncio foi: "Mãe, achas que a tua mãe também está junto de nós como estes estão junto dos familiares?", respondi-lhe que tinha a certeza que sim e num repente ele abraçou-me, as lágrimas caiam-lhe e disse que não queria que eu morresse, que ficaria muito triste se ficasse sem mim. Não segurei as minhas lágrimas e tentei sossegá-lo, mas ficámos ali um bocadinho a sentir o nosso coração vivo, somente porque não queremos perder-nos.

Só por isto, para mim este filme já merecia um Oscar e fico muito contente que o tenham reconhecido publicamente, é sem dúvida um argumento que toca aos mais duros e que faz pensar os mais afastados dessas coisas da família!

Parabéns Coco !!
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogger Template Created by pipdig