Esta foi sem dúvida uma viagem daquelas para ficar para a vida inteira, tanto para mim, que felizmente tive a possibilidade de a proporcionar ao Martim, como para ele que descobriu uma infinidade de coisas novas e percebeu que o mundo é infinito na sua diversidade, que as pessoas nos tocam de diversas formas e que o amor tem o mesmo sabor em todo o lado!
A professora que o autorizou a faltar alguns dias, pediu-lhe em troca que registasse cada dia da sua viagem, como um diário de bordo. Eu achei uma ideia fantástica e por isso deixo-vos com a viagem contada pelo próprio.
Dia 21/4/2018
Sábado
Chegámos a São Tomé depois de 6h de avião, 2h de autocarro e 30 minutos de barco. Estamos no Ilhéu da Rolas, está muito calor cerca de 27º mas quando chegámos ao quarto estava tão fresquinho por causa do ar condicionado. Fomos à praia de imediato e a água é tão quentinha! Na praia há imensos animais, principalmente caranguejos brancos que correm muito (quanto mais pequenos mais correm), búzios, caramujos e falcões que apanham peixes mesmo dentro do mar. Estou desejoso para ver mais coisas amanhã.
Dia 22/4/2018
Domingo
Fomos caminhar com um guia pela ilha. O guia mostrou-nos plantas espetaculares que: cheiravam a perfume, lavavam os tachos, uma planta que fechava quando lhe tocávamos e outra que fazia tatuagens. Isto tudo foi dar ao marco da linha do equador. O que é o equador? O equador é a linha que divide a terra em duas partes iguais: hemisfério norte e hemisfério sul.
Da parte da tarde fui visitar a aldeia, distribui as roupas que trouxe e fui jogar à bola com alguns meninos da aldeia: o Etiane, o Virgílio, o Jaime e o Caniço. Depois fomos à praia todos juntos.
As casas deles são muito pobres, feitas de madeira e outras de chapa de metal e vivem misturados com os porcos, as galinhas e os cães. Não têm nada do que nós temos mas vivem muito felizes.
E só para dizer que são mais fortes que nós, correm muito rápido descalços e a mim doía-me muito os pés.
E só para dizer que são mais fortes que nós, correm muito rápido descalços e a mim doía-me muito os pés.
Dia 23/4/2018
Segunda-feira
Hoje foi um dia para descansar, estivemos na piscina e na praia e vimos mais uns animais diferentes.
Fomos visitar a escola da aldeia e levámos muitas canetas para distribuir, eles eram envergonhados mas gostaram das canetas. Só têm uma sala de aula para todos os anos e usam uniforme, estavam na pausa do lanche mas foram muito simpáticos.
O professor contou que os meninos só têm aulas de manhã ou de tarde era muito bom que em Portugal fosse igual.
No final do dia veio uma tempestade e choveu bastante.
Amanhã vamos para São Tomé (Centro) e hoje despedimo-nos do Ilhéu das Rolas.
Dia 24/4/2018
Terça-feira
Hoje fomos de barco até São Tomé, mas antes de sairmos do Ilhéu ainda vimos um ninho de tartarugas da espécie "sada" que tinha nascido de madrugada. Um senhor explicou-nos que nos anos de mais calor nascem mais fêmeas e nos anos de menos calor (menos de 29º) nascem mais machos. O que é pena é que só apenas 1 em 1000 tartaruguinhas sobreviverá até à idade adulta.
Quando chegámos a São Tomé fomos para o Hotel Pestana e aproveitámos a piscina o resto do dia!
Dia 25/4/2018
Quarta-feira
Hoje fomos conhecer o centro de São Tomé com um guia, o Adilson. Ele mostrou-nos coisas incríveis: cascatas no meio da selva, provámos a fruta do cacau, vimos a planta do café, fomos ao Jardim Botânico onde vimos muitas plantas diferentes por exemplo a planta de micócó que é para dar força às pessoas.
Também fomos a uma Roça de café. Uma Roça é uma quinta gigante onde se produz cacau ou café. Os donos das Roças há muitos anos atrás eram portugueses e os São Tomenses trabalhavam para eles. Um senhor que vive na Roça com 83 anos chamado Doutor Paulino explicou-nos como se fazia o cacau e o café e mostrou-nos a Roça toda.
Para terminar o dia fomos à fábrica de chocolate. Aprendi como fazer chocolate desde o fruta até ao pacote. Provámos chocolates, hum fiquei todo gordinho!
Dia 26/4/2018
Quinta-feira
Mais um dia de visita ao Norte da Ilha de São Tomé. Aqui o norte é onde faz mais calor. Fomos à Lagoa Azul onde eu fiz snorkling.
Depois fomos a um sítio onde os portugueses chegaram quando atracaram em São Tomé, chama-se Pelourinho.
Fomos a mais duas Roças e depois para o Hotel descansar. Hoje foi um dia cansativo mas o que eu gostei mesmo foi de ensinar o jogo do galo aos meninos da Roça e aprender o jogo do pneu...ou tentar!
Dia 27/4/2018
Sexta-feira
Hoje foi dia de descanso e de despedida.
Depois do almoço fiquei mal disposto e vomitei, e não comi nada ao jantar. Vou descansar porque tenho de levantar-me às 2h da manhã para apanhar o avião.
Espero que corra tudo bem dentro do avião,
Adorei São Tomé, vi coisas incríveis que não há em Portugal nem mais lado nenhum!
Espero cá voltar!
Não preciso dizer o sorriso gigante que todos os dias este miúdo tinha!
Para quem ainda tem receio de levar as crianças para destinos como este, apenas uma mensagem, o que eles trazem de lá é tremendamente maior que uma diarreia ou uma profilaxia da malária.
#todoecadacentimoparaviajar
Não preciso dizer o sorriso gigante que todos os dias este miúdo tinha!
Para quem ainda tem receio de levar as crianças para destinos como este, apenas uma mensagem, o que eles trazem de lá é tremendamente maior que uma diarreia ou uma profilaxia da malária.
#todoecadacentimoparaviajar