E lá fomos nós!
10h em ponto já estávamos no local a montar a "banca". O Martim acordou cedíssimo, claro, e quase que nem respirava de tanto entusiasmo.
Encontrámos uma amiguinha, já não estávamos sozinhos. Estendemos o oleado na relva (para não a danificar), erguemos a mesa desmontável e enfrentando o vento lá fomos marcando os preços: quase tudo a 1€ e um espólio diverso, desde barbatanas e ténis com rodinhas, até aos livros de cozinha vegetariana passando pelos colares de fabrico próprio e os frasquinhos "animados".
Contra nós, só mesmo o calor abrasador, tão típico de um fim do mês de Outubro e que chamava mais as pessoas para a praia do que para mercadinhos.
Demorou um pouco até chegarem os primeiros clientes e já via a criança a começar a desesperar: "Mãe, o que é que eu posso fazer para atrair clientes?". E eu só pensava que no desespero ele ainda podia começar a dançar (que por si só, é todo um espetáculo de luz e cor), e tentei convencê-lo de que ainda era cedo, as pessoas estavam de fim de semana e queriam tomar o pequeno almoço com calma (algo que eu gostaria de ter feito também).
Mas de repente lá começaram a aparecer os primeiros curiosos e a gostarem mais de falar com ele do que propriamente interessados nos artigos.
O nosso melhor produto e que chamava a atenção de todos (um elétrico em lata) rapidamente foi vendido e deixámos de ter tanto público a tirar fotos e a perguntar o preço.
Acabou-se o chamariz!
Já tinha passado a hora do almoço quando decidimos que talvez fosse melhor ficarmos por ali, afinal não tinha corrido nada mal, vendemos 6 peças. E apesar de nas suas próprias palavras o negócio tenha sido uma "miséria", houve quem não fosse tão bem sucedido.
Por isso, deste dia tirámos 5 lições:
1º Vida de comerciante não é fácil - prepara e carrega o carro no dia anterior, começa o dia cedo, monta a "banca" e não controla como poderá correr o negócio. Há que ter resiliência!
2º Fazem-se amigos entre os comerciantes, ali ninguém é concorrente e todos ajudam. Há lugar para cada um!
3º A simpatia conquista a maioria das pessoas, toda a gente gosta de ser bem tratado e de ter atenção. Há uma palavra certa para cada pessoa!
4º O resultado da venda, embora aquém da expectativa, não foi o mais importante do dia. Há pessoas interessantes em qualquer local, que nos dão sempre algo, um sorriso, um elogio, uma partilha!
5º É importante relativizar e não perder a capacidade de olhar para o lado positivo das situações. Há muitas vezes alguém ao nosso lado que apesar do mesmo esforço não obtém os mesmos resultados, outras vezes os papéis invertem-se, mas no final o objetivo parece ser sempre o mesmo, aprender a estar para os outros tal como gostaríamos que estivessem para nós!
Para celebrar o acontecimento, fomos já tarde e más horas comer o melhor prego, que soube tão bem....na verdade também estávamos esfomeados!